A disciplina é a principal fonte de poder de um homem e a virtude que torna a busca por outras qualidades masculinas possível.
Jefferson Amom
Vivemos numa época que valoriza a gratificação instantânea, as soluções rápidas e a ideia de “viva sua verdade”. Mencionar a palavra “disciplina” pode trazer à lembrança imagens de punição ou restrição, no entanto, longe de ser uma força limitante, a disciplina é a principal fonte de poder de um homem e a virtude que torna a busca por outras qualidades masculinas possível. É o que transforma a intenção em ação sustentada.
Podemos definir disciplina como fazer o que não se quer fazer, para ter a liberdade de fazer o que realmente se quer fazer, é colocar a razão para guiar o impulsos da carne. Em uma analogia de Platão, ele diz que é a razão que guia os cavalos (o espírito nobre e os apetites corporais), mantendo-os alinhados para mover o homem para a frente e alcançar seu potencial máximo. Sem a razão segurando as rédeas firmemente, os cavalos puxariam em direções opostas ou não se moveriam.
TREINAR, NÃO APENAS TENTAR
Muitos homens esperam alcançar grandes coisas – um físico impressionante, sucesso financeiro – sem o sacrifício e a disciplina necessários, mas “não há caminho real para o sucesso”! Rick Rescorla, que ajudou a evacuar milhares de pessoas no 11 de Setembro, não “tentou” salvar pessoas no meio da crise, ele treinou exaustivamente e tornou-se capaz de agir quando necessário.
Alcançar algo significativo não acontece porque tentamos muito, mas porque treinamos muito bem. Podemos “tentar” uma dieta, mas só a disciplina constante de treinar nosso corpo com exercício físicos e nossos apetites com alimentação saudável, nos levará a resultados duradouros.
A DISPLICINA EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA
Uma armadilha comum é limitar a disciplina a apenas uma área da vida, enquanto outras áreas permanecem desgovernadas. Isso pode levar a homens que são profissionalmente bem-sucedidos, mas fracassados na vida pessoal. A disciplina, no entanto, é projetada para se espalhar por todas as áreas.
Ela se manifesta de diversas formas:
- Autocontrole: Fazer o que é desagradável no momento para fortalecer a capacidade de agir em momentos de necessidade. William George Jordan descreve isso como a diferença entre ser um Rei ou um Escravo de si mesmo.
- Força do Hábito: Nossas ações repetidas formam hábitos que, com o tempo, se tornam firmes e moldam nosso caráter. Escolher e praticar bons hábitos deliberadamente nos molda na pessoa que desejamos ser.
- Eficiência Mental: A disciplina não é apenas física. Requer treinar a mente através da concentração, leitura, escrita e reflexão. Lord Chesterfield aconselhava a fazer apenas “uma coisa de cada vez” para maximizar a eficiência.
- Ordem: Manter a organização em nossas coisas e horários libera tempo e energia mental para o que é realmente importante, além de desenvolver atenção aos detalhes.
NÃO SEJA UM LOBO SOLITÁRIO NA DISCIPLINA
Embora a disciplina venha de dentro, buscar a verdadeira masculinidade através dela não é algo fácil e ne deve um caminho solitário. Não podemos alcançar a disciplina sozinhos, precisamos da ajuda de homens fieis, de uma fraternidade na igreja local, onde possamos compartilhar nossas lutas e encontrar mentores , que podem ser nossos amigos. Uma fraternidade com homens que nos desafiem a sermos mais santos e ombreiem com a gente nessa busca, pois, entenda, a busca solitária muitas vezes leva à frustração e à crença de que somos “perdedores”.
DISCIPLINA LEVA À LIBERDADE
Pode parecer contra intuitivo, mas a disciplina é o caminho para a liberdade. Ao colocarmos limites e restrições a nós mesmos, ganhamos a liberdade de perseguir nossos objetivos mais profundos e de nos tornarmos homens mais parecidos com Jesus. A falta de autossuficiência leva a sermos controlados por forças externas ou impulsos e a disciplina nos liberta dessa escravidão.
Por fim, entenda que a disciplina não é apenas uma lista de regras a seguir, ela é virtude que busca continuamente o autodomínio, com disposição para fazer o trabalho árduo necessário para crescer e o reconhecimento de que o verdadeiro poder e a liberdade vêm de dominar a si mesmo, com o apoio de outros. É um pilar fundamental para a construção do homem virtuoso e eficaz.
“Ao ler a vida de grandes homens, descobri que a primeira vitória que conquistaram foi sobre si mesmos… a autodisciplina veio primeiro para todos eles”.
Harry S. Truman
No responses yet